Tudo que você precisa saber sobre Patchwork

 

Muita gente não sabe que o patchwork é a junção de vários tipos de tecidos diferentes com uma mistura de cores e estampas variadas utilizando os pespontos largos, mais conhecidos como o Quilt, você já deve ter ouvido ou visto esse nome. Tudo começou em cerca de 3.400 A.C onde foram encontradas as primeiras evidências do uso de patchwork, no Egito antigo. Histórias contam que os faraós utilizavam roupas feitas das sobras de tecidos para depois serem usadas sob as armaduras de ferro em batalhas.

artesanato-em-patchworkAtualmente, o patchwork se tornou uma das técnicas mais utilizadas em criação de peças bonitas e alegres dando uma nova cara a roupas e até mesmo revestindo móveis antigos.

Existem alguns instrumentos específicos que ajuda a tornar o trabalho mais fácil e também garante um resultado mais perfeito e charmoso. A seguir você confere Aqui está alguns materiais necessários para você já começar a produzir os seus trabalhos da forma correta:

Kit básico de patchwork

  • Cortador redondo: ele tem a lâmina muito afiada é preciso muito cuidado para manusear e é essencial na hora de cortar qualquer tipo de tecido com rapidez e muita precisão. Um bom cortador pode ser um pouco mais caro, mas tenha certeza que vai facilitar todo o seu trabalho.
  • Base para corte: essa é um material indispensável ela vai auxiliar o uso do cortador e você vai encontrar em diversos tamanhos. Essa base de corte ela possui uma medição em linhas na forma de centímetros ou você também encontra em polegadas que facilita a mensuração e o corte dos tecidos.
  • Réguas: geralmente são quase todas feitas de acrílico, facilitando o corte do tecido. Atualmente essas réguas saíram um pouco dos temas clássicos de quadrados, círculos, retângulos e triângulos: hoje você já vai encontrar réguas em formas diferentes de corações, borboletas deixando o seu trabalho ainda mais lindo em patchwork!




Origem do nome Patchwork

A tradução literal de patchwork é “trabalho com retalho”. Essa é uma técnica artesanal de juntar retalhos de tecidos com formas variadas para formar uma colcha, almofada ou outro trabalho com tecido. Os desenhos formados podem ser desde figuras geométricas até formas de pessoas, animais e o que mais a imaginação mandar.

A peça em patchwork é composta por três partes: o tampo que é a parte dos retalhos costurados, o enchimento que dá mais volume à peça e o forro para dar o acabamento na peça

O primeiro passo para quem jamais fez nada com esta arte é tentar começar a observar peças que gostaria de produzir. Um acervo visual para artesanato é muito importante para se ter uma ideia do que fazer. Busque fotos ou visite feirinhas e eventos de artesanato com patchwork e observe peças ricas em detalhes. Pegue na peça, toque nos acabamentos e isso vai te dar uma ideia do que fazer para produzir de começo.

Uma dica é começar com panos retos mesmos e com acabamento simples, como uma boa toalha de mesa ou tapete. São bem simples e fáceis de fazer e não exigem muito de seu tempo. Ideias de como compor a arte são simples também. Basicamente, é só unir pedaços de tecidos de forma tradicional e costurar. A arte é basicamente costurar e unir pedaços de tecidos, ou cobrir tecidos com outros tecidos e materiais diferenciados, por isso é só escolher o que quer fazer e mão à obra: Boa sorte

Deixe seu comentário

comentários